Steven Holl Galeria e Casa em Daeyang – Seoul

A partitura musical de 1967 assume o aspecto arquitectónico

8/06/2012 – Artigo publicado por cecilia di marzo em archiportale.it

Inugurado em 01 de junho em Seul a Galeria e Casa Daeyang, projetada pelo arquiteto Steven Holl. Desde o início o projeto foi concebido, em paralelo com uma investigação sobre a “arquitetura da música”, como uma experiência. A geometria básica do prédio é inspirada por um desenho, que remonta a 1967, uma partitura musical do compositor Istvan Anhalt, “Sinfonia dos módulos”, descoberta em um livro de John Cage chamado “Anotações”.

Três pavilhões, um para entrada, um para a sala de estar e um espaço para eventos, são conectados por um grande espelho de água que se torna um plano de referência. Uma estrutura de entrada com recepção leva para uma casa privada e um espaço multifuncional que se eleva acima da superfície da água, enquanto um túnel está localizado abaixo dela.

Os espaços de galeria ficam “em silêncio”, sendo “ativados” pela luz filtrada através de 55 clarabóias posicionadas nos telhados dos três pavilhões. Em cada uma, há cinco bandas de vidro transparente para permitir a luz solar de penetrar no interior, criando efeitos de transformação e animação, dependendo da hora e do dia. Feixes de luz são refletidos nos pisos de granito e nas paredes em giz branco da base cujas proporções acompanham a série musical constante de 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55.

Visto de dentro das salas, enquadradas pela piscina, estão jardins que correm perpendicularmente às clarabóias. O visitante entra na galeria através de uma escadaria que leva para abaixo da piscina. Voltando o olhar para o espelho de
água , ao nível dos olhos, se pode vizualizar todas as três salas que parecem flutuar sobre a água.

Mais Imagens: 01020304050607080910