
O projeto, liderado por Reinier de Graaf e Rem Koolhaas, foi escolhido entre cinco propostas por escritórios de arquitetura da Holanda após um período de consulta pública e deliberação de um júri de especialistas, que comentou: “O design da OMA foi a combinação perfeita de inovação e adequação para o contexto envolvente. ”
O OMA concebeu um edifício modular com unidades repetidas gradualmente afastado-se da rua, se levantando em dois picos irregulares. A Composição do edifício em pequenas células cria uma forma complexa quando vista de Coolsingel, uma das principais vias de Roterdã, e permite a sutileza e a adaptabilidade.
O inovador sistema estrutural de Stadskantoor gera o máximo de eficiência e versatilidade, tanto na construção quanto no programa: As unidades podem ser adicionadas ou mesmo desmontadas da estrutura, como exige a mudança de construção ao longo do tempo, e pode se adaptar a qualquer espaço de escritório ou residenciais, os outros parâmetros desejados. Terraços verdes em níveis mais elevados oferecem a possibilidade de um apartamento com um jardim no coração de Roterdã.
A construção do conceito de flexibilidade, juntamente com um clima regulado por ar quente armazenado no verão e lançado no inverno, e vice-versa, bem como a utilização de isolamento translúcido na fachada do prédio de vidro – permitiu que o OMA cumprisse a exigência do edital do projeto de Stadskantoor, tornando o edifício mais sustentável, na Holanda.
Reinier de Graaf, comentou: “Ao invés de posar como superlativo próxima da cidade, o projeto para o Stadskantoor é parcialmente um prédio, em parte, uma condição urbana. O projeto tenta conectar as edificações adjascentes da Câmara Municipal, dos Correios e o Stadstimmerhuis. Através de uma ambigüidade intencional, a massa mergulha na cidade com diversos períodos arquitetônicos, absorvendo as escalas e estilos de seu contexto imediato. ”
https://www.archdaily.com/561465/in-progress-stadskantoor-oma
https://oma.eu/news/oma-wins-competition-for-rotterdam-s-stadskantoor