Reportagem Publicada no site www.archiportale.it – 21/10/2011
Inaugurado projeto da primeira estação espacial do mundo, do arquiteto Norman Foster em parceria com a empresa de engenharia URS Corporation e com os arquitetos do Novo México studio SMPC. As primeiras viagens espaciais serão realizadas entre 2012 e 2013, pelas naves WhiteKnightTwo da Virgin Galactic e SpaceShipTwo.
O Spaceport é um edifício baixo que fica na paisagem do deserto do Novo México. O terminal possui uma forma orgânica, como uma colina na paisagem, pode ser visto do percurso histórico de El Camino Real. A forma sinuosa na paisagem do edifício e seus espaços internos buscam capturar o encanto e o mistério do voo espacial, reproduzindo a emoção de uma viagem espacial para os primeiros “turistas espaciais”. O projeto busca o mínimo de impacto ambiental e será o primeiro a servir de modelo para o futuro. Vista do espaço, evoca o logotipo da Virgin Galactic Terminals, a marca do olho.
Buscando a sustentabilidade e uma sensibilidade com o meio ambiente, foram usados materiais locais e técnicas de construção indígenas. Dispostos em um padrão altamente eficiente e racional, o Spaceport foi projetado utilizando como referência o tamanho da nave espacial. Há também um cuidadoso equilíbrio entre a acessibilidade e privacidade. As áreas para os astronautas e espaço para visitantes são totalmente integrados com o resto do edifício, a fim de partilhar plenamente a emoção das viagens espaciais. As áreas mais sensíveis, como a sala de controle, são visíveis, mas eles têm um acesso limitado.
Os visitantes e os astronautas entram no prédio por um “groove”, um profundo corte na paisagem. Os muros de contenção formam um espaço de exposição que documenta a história do território e seus habitantes, juntamente com a história da exploração espacial.
O eixo linear continua forte em uma prateleira de exposição que percorre todo o terminal levando ao “superhangar”, onde estão alojados a nave espacial e o espaço para simulação de vôo.
O edifício, projetado para minimizar as emissões de dióxido de carbono e utilizar várias formas de energia alternativa, pretende alcançar a certificação LEED Platinum.
Parte da edificação é enterrada na paisagem, assim explorando os benefícios da massa térmica, que protege o edifício do clima do Novo México e as correntes ocidentais permitem o uso de ventilação natural. A luz natural atravessa através uma claraboia e o fechamento das fachadas do terminal é todo em vidro com vista para a pista e aterrissagem.
Sistemas implantados para obtenção da certificação LEED:
Tubos de 100m de comprimento enterrados na terra para entrada de ar fresco para refrigeração e ventilação.
Piso radiante que permite aquecimento e resfriamento. Refrigeradores embutidos nas lajes de concreto.
Orientação das Fachada para minimizar ao máximo o ganho de calor solar, porém maximizando a vista e a iluminação natural;
Vidros de alta performance e uso eficiente dos sistemas de sombreamento;
Conservação da água: Reciclagem das águas cinzas;
Uso de materiais reciclados: carpetes, azulejos, metais etc.
Uso de materiais disponíveis em um raio máximo de 500 milhas de distância do local;
Uso de plano estratégico para os resíduos de construção;
https://www.fosterandpartners.com/projects/spaceport-america/
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