Shenzhen Crystal Island

Beijing / Rotterdam, 17 junho 2009 – O Office for Metropolitan Architecture (OMA), em colaboração com o escritório de Shenzhen Urbanus, recebeu o primeiro prémio no concurso para um novo grande centro cultural, estação intermodal de transportes e parque público no coração da cidade de Shenzhen, sul da China. O projeto, liderado pelo sócio do OMA Ole Scheeren, foi selecionado entre 32 concorrentes por um júri internacional.

A cidade de Shenzhen ganhou o status de Cidade do Design, atribuido pela Unesco em 2008, e pretende que na Crystal Island seja formado o Centro Criativo de Shenzhen (Shenzhen Creative Center): um ponto focal para a industria da criação em frente da famosa prefeitura de Shenzhen.

A Shenzhen Creative Center consiste em parques e jardins, ocupado com pavilhões e pequenas construções – “Vilas Design” – que formam um micro urbanismo vibrante e atividade pública. O terreno é englobado por um “Anel Conector” de pedestres elevado, uma via urbana unindo multiplos elementos e infraestruturas.

No subsolo, um sistema de conectores liga o sistema de trens existente com um novo sistema, metrô, ônibus, taxis, áreas comerciais, prefeitura e o Creative Center, e ao mesmo tempo funciona como áreas para diversas atividades.

No coração destes dois sistemas está o “Shenzhen Eye”, um novo marco para a cidade. Ao invés de um objeto, um vazio esférico simboliza o “Espaço da Imaginação” – aberto, desocupado, uma zona de criatividade que concentra a energia e a visão do futuro de Shenzhen.

O Shenzhen Creative Center introduz um espaço que incentiva a urbanidade sem densidade e suporta a agregação através de atividades interligadas. Anteriormente dispersas, as indústrias da criatividade serão integradas através de uma infraestrutura conectada e cultivada em uma paisagem de multiplicidade, permeabilidade, e aberta para com atividade criativa.

A colaboração da OMA e Urbanus inclui Ole Scheeren, Rem Koolhaas e Moong Yan, juntamente com uma equipe liderada por OMA Associates Dongmei Yao e Anu Leinonen.

Imagens: Shenzhen Crystal Island © OMA / Ole Scheeren