Porto de Le Havre, França, 2010
Atelier Cattani Architectes – Alberto Cattani, Charlotte Cattani
Traduzido de Archiportale.com

A residência de estudantes Adocks é o resultado da transformação de velhos containers em unidades de alojamentos modulares equipados com todo o conforto. Montado sobre uma grade de metal, os containers deram forma a um edifício de quatro andares que abriga 100 apartamentos de 24 metros quadrados cada.
Segundo Cattani “Como evitar que os estudantes, futuros inquilinos, sintam-se colocados em uma caixa? Objetivo fundamental a ser alcançado. Desejava conceber um projeto leve. Daí a ideia de habitações independentes, para evitar o efeito de empilhamento. “…
A solução encontrada foi de uma estrutura metálica que funciona como um suporte estrutural para os containers, permitindo escalonar as
unidades individuais, e criar um novo espaço de passarelas, pátios e varandas.
“A estrutura de metal – explica Cattani – permite uma melhor identificação das diferentes salas, que também são mais valorizadas através de extensões para o exterior, que se tornam terraços e varandas. As seqüências dos corredores transversais que dão acesso aos apartamentos na fachada cria uma sucessão de cheios e vazios, que dão à estrutura uma transparência visual na direção norte-sul”.
O edifício está distribuídos em quatro andares, que são distribuídos em 100 estúdios. O primeiro nível foi elevado do solo, para que os hóspedes possam desfrutar da mesma privacidade concedida às unidades nos andares superiores. Todos os apartamentos possuem vista para um jardim interior e possuem, em ambas as extremidades, paredes de vidro que permitem a iluminação natural dos espaços.

Para assegurar o máximo isolamento acústico e térmico, as paredes dos containers adjacentes ao exterior e as paredes entre as diferentes unidades foram revestidas de concreto com 40 centímetros de espessura, e com camadas de borracha para amortecer as vibrações.

A fachada externa é projetada pela combinação das velhas “caixas”, mantendo o aspecto das chapas onduladas, repintadas na cor cinza metálico.
No interior, os arquitetos optaram por paredes brancas e móveis de madeira. Cada estúdio tem um banheiro, cozinha e Wi-Fi gratuito.
Informações adicionais:
– Custo total da obra: 4.800.000 €
– Tempo de construção: cinco meses
– Área Construida: 3.880,00 m²
– Área Coberta: 2.490,00 m²
– Área do Módulo Habitacional: 24 m²