Projetos no Porto Maravilha – Educação e Cultura

A Operação Urbana Porto Maravilha parte do pressuposto de que os atuais moradores devem permanecer na região portuária. Pelo menos 3% dos recursos da venda dos CEPACs serão obrigatoriamente investidos na valorização do Patrimônio Material e Imaterial da área e em programas de desenvolvimento social para moradores e trabalhadores.

Para isso são oferecidos vários estímulos, tais como:

  • Criação de habitações de interesse social;
  • Instalação de creches, UPAs e escolas que atendam a densidade populacional prevista;
  • Integração entre os diversos modais de transporte público, facilitando a acessibilidade e a comunicação com outras áreas;
  • Recuperação da qualidade ambiental da área;
  • Geração de empregos diretos e permanentes na região;
  • Regularização e formalização das atividades econômicas;
  • Formação profissional;
  • Criação dos Programas Porto Cultural e Porto Cidadão
  • Apoio a iniciativas de desenvolvimento comunitário.
  • Oficinas: Oficina de artistas, oficina do circo, oficina de arquitetos, oficina de marcenaria, etc..

O Morro da Providência recebeu semana passada novos espaços que prometem melhorar a qualidade de vida dos moradores, incentivar os estudos e aumentar a empregabilidade na Região Portuária. O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Machado de Assis, o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda e a Escola Municipal Francisco Benjamin Galloti foram inaugurados no dia 11 de abril, na Rua América. “Este é o primeiro Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda instalado em uma área pacificada da cidade, e isso tem um simbolismo muito grande, porque o Morro da Providência é a primeira favela do Brasil. As pessoas vinham para cá buscando oportunidades de emprego no Cais do Porto, e agora estamos criando um centro que traz novas oportunidades”, explicou Augusto Lopes Ribeiro, secretário municipal de Trabalho e Emprego.

O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Machado de Assis vai oferecer 175 vagas para a creche e outras 25 para a pré-escola. O prédio tem fraldários, lactários (sala de amamentação), salas de atividades e uma biblioteca. É o 67º EDI da cidade, e o objetivo da Secretaria Municipal de Educação é o de que sejam criadas ao todo 30 mil novas vagas no município (hoje existem 18.901). “Se uma criança recebe educação de qualidade desde pequena, maior é a chance de um futuro escolar e profissional de sucesso”, reforçou Cláudia Costin, secretária municipal de Educação.

Image result for morro da providencia

Como parte da contrapartida exigida pela prefeitura às construtoras que estão desenvolvendo as obras na região portuária do Rio de Janeiro, serão reformadas e/ou criadas escolas, centros educacionais, centros esportivos, centros culturais, colégios, praças e parques.

Edificações, Instituições e Eqiupamentos Educacionais na Zona Portuária:

Escola Municipal Antônio Raposo Tavares – Rua do Propósito 73 Gamboa

Creche Municipal Tia Dora – Rua Barão da Gamboa 203 Gamboa

UniverCidade – Avenida Presidente Vargas 2700 Cidade Nova

Universidade Estácio de Sá – Avenida Presidente Vargas 2560 Cidade Nova

Observatório do Valongo – UFRJ – Ladeira Pedro Antônio 43 Saúde – http://www.ov.ufrj.br

Museu Cartográfico do Exército – Rua Major Daemon 81 Saúde

Creche Escola Paraíso Infantil – Travessa do Sereno 31 Saúde

Colégio Sonja Kill – Beco João José 06 Saúde – http://colegiosonjakill.blogspot.com.br/

Escola Municipal General Mitre – Rua Farnese 39 Santo Cristo

Colégio Pedro II – Avenida Marechal Floriano 80 Centro http://www.cp2centro.net/

Centro de Referência da Educação Pública – Avenida Presidente Vargas 1314 Centro

Escola Municipal Rivadavia Corrêa – Avenida Presidente Vargas 1314 Centro

Escola Municipal Vicente Licinio Cardoso – Rua Edgar Gordilho 63 Saúde

Colégio de São Bento – Rua Dom Gerardo 68 Centro – http://www.csbrj.org.br/

E.D.I. Machado de Assis – Rua da América 81 Gamboa

Escola Municipal Francisco Benjamim Galloti – Rua da América 81 Gamboa

Escola Municipal Benjamin Constant – Praça Marechal Hermes s/n Santo Cristo

Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos Artes e Cultura – Rua Pedro Ernesto 36 Gamboa

Escola Municipal Darcy Vargas Escola Municipal Darcy Vargas – Rua Souza e Silva 112 Gamboa

Centro de Artes Visuais do Rio de Janeiro – Oficina de Arquitetos – Oficina de Artes

Centro de Ensino Portuário – Rua Silvino Montenegro 20 Gamboa – http://www.portosrio.gov.br/

Os Bairros Gamboa e Saúde não têm creche municipal. Se considerarmos o número total de crianças entre 0 e 4 anos nos três bairros (Gamboa, Santo Cristo e Saúde) que é de 1826 conforme censo de 2000 – Fonte IBGE, o número de matrículas municipais corresponde a 10% de cobertura da demanda pelo processo municipal.

Em termos de Escolas Municipais, na Gamboa, a Escola Municipal Antonio Raposo Tavares atende em torno de 250 alunos entre Pré-Escola e Ensino Fundamental. Na Saúde, a Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso atende em torno de 900 alunos entre Pré-escola e Ensino Fundamental. Por último, o Bairro Santo Cristo tem 3 escolas municipais que atendem cerca de 1600 alunos entre Pré-escola e Ensino Fundamental.
Analisando, podemos dizer que o total de matrículas para pré-escola e ensino médio nos três bairros na rede municipal atende cerca de 2750.
Avaliando os dados do IBGE, segundo o censo de 2000, o número de crianças e adolescentes com idade entre 5 e 14 anos (idade escolar correspondente à pré-escola e ensino médio) nos bairros Gamboa, Santo Cristo e Saúde é de 3.434.

Confrontando o número de matrículas da rede municipal e o número de crianças levantado no último censo (2000), podemos afirmar que há um déficit de matrículas. Porém, caber ressaltar que muitas crianças podem estar matriculadas em colégios particulares ou colégios da rede pública de bairros vizinhos. Concluindo considera-se que a oferta de matrículas pela rede municipal atende à demanda atual da região para crianças matriculadas entre pré-escola e o ensino fundamental.

O concurso arquitetônico para o Porto Olímpico, que pretende revitalizar a região portuária da cidade do Rio de Janeiro, onde será construída parte da infraestrutura para os Jogos Olímpicos de 2016 foi vencido pelo arquiteto carioca João Pedro Backheuser e prevê a construção de prédios residenciais de três, dez e 20 andares na área.

Image result for porto maravilha João Pedro Backheuser

O plano também propõe áreas habitacionais integradas a zonas de comércio, serviços e o espaço público, além de um hotel de luxo de 45 andares, que pontuaria a vista de quem chegar pela baía de Guanabara.

Os Bairros Gamboa e Saúde não têm creche municipal. Se considerarmos o número total de crianças entre 0 e 4 anos nos três bairros (Gamboa, Santo Cristo e Saúde) que é de 1826 conforme censo de 2000 – Fonte IBGE, o número de matrículas municipais corresponde a 10% de cobertura da demanda pelo processo municipal.