Nova Igreja de Fuksas em Foligno

O projeto foi vencedor em 2001 do concurso nacional de arquitetura organizado pela Conferência Episcopal Italiana. O júri do concurso escolheu o projeto por considerá-lo um símbolo único e inovador, caracterizando uma arquitetura contemporânea e internacional, tornando-se representativo do renascimento da cidade após os terremotos ocorridos este ano.

O projeto é composto de três elementos: um corpo principal destinado à igreja, um corpo secundário destinado à sacristia, ao Ministério Pastoral e a Casa Canônica, e um terceiro elemento, contendo a capela e unindo os outros dois elementos.

Formado por dois paralelepípedos inseridos um dentro do outro, com quase 26 metros de altura, o volume da igreja se apresenta como um monólito de concreto, com uma geometria pura, uma caixa dentro da caixa.

Um elemento em forma de tronco de pirâmide liga os dois paralelepípedos com uma série de aberturas permitindo a iluminação interna. Cada abertura ilumina um elemento da igreja: o altar e a fonte batismal.

O volume externo da igreja (30m x 22,5m x 25,80m) se contrapõe a leveza do cubo interno suspenso. Ao lado da igreja surge um outro paralelepípedo, mais baixo e alongado (52,40m x 12m x 8,30m).