CHIPS – Alsop Architects

Manchester, Reino Unido – 2009
Complexo residencial em New Islington
Artigo de Roberta Dragone de 18/06/2009 – www.archiportale.com

Residencial CHIPS - Alsop Arquitetos
Residencial CHIPS – Alsop Arquitetos

A composição dos três volumes (100 metros de comprimento e 14 metros de largura) dispostos ligeiramente escalonadas um sobre o outro resulta em uma única forma de nove níveis, um espaço utilizado para 142 unidades residenciais e ateliês.

Três cores foram escolhidas por Alsop para cada “chip”, o vermelho para o menor volume, lilás para a Central e amarelo para o mais alto. A cor escura do volume central é compensado pelo ritmo geométrico das janelas e por uma combinação de diferentes matizes de cores nas varandas.

O interior de cada apartamento está estruturado em torno de um núcleo central onde está localizada a cozinha e área de serviço. Sempre que possível, são utilizadas divisórias móveis ao invés de alvenarias, permitindo a criação de grandes áreas livres.

A rejeição do conceito de homogeneidade que caracteriza a arquitectura de Will Alsop é evidente também na concepção do projeto “CHIPS”, onde a largura das janelas e a geometria irregular da arquitetura externa gera diversas disposições dos espaços internos.

Foi dada grande atenção à questão da sustentabilidade. Graças a utilização da tecnologia de cogeração – que permite a produção de electricidade combinada com a geração de energia térmica a partir de um único sistema integrado, alimentado a partir de uma única fonte de energia primária (combustível) – e a implementação de um envelope do edifício energeticamente eficiente, o projeto tem sido classificado como “excelencia” pelo método de avaliação “EcoHomes”, elaborado pelo Sistema britânico de certificação energética BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method).

Imagens: 01020304

www.alsoparchitects.com / www.urbansplash.co.uk