
16/11/2009 – A Academia de Langley, projetada por Norman Foster + Partners foi construida pela Fundação Arbib, e foi inaugurada oficialmente. O projeto propõe repensar a experiencia da escola para seus 1.150 estudantes. A escola é revolucionária por formar os alunos em habilidades específicas, como ciência, museografia, cricket, remo e sustentabilidade. Uma escola que representa fisicamente as questões educacionais.
Projetada para ser um modelo de arquitetura sustentável, as fachadas da construção fazem parte da experiência de aprendizagem. Foi concebida como uma ferramenta ativa para educar as crianças sobre o ambiente em que vivem e de sensibilização para as questões ambientais como o aquecimento global. Dentro do edifício, os coletores solares, as áreas técnicas, os condutores elétricos e as tubulações ficam expostos, para que os alunos possam “ver” como a energia é gerada e utilizada. A água da chuva é coletada e preservada, a água cinza filtrada e reutilizada nos vasos sanitários e para irrigação e sombras são criadas por um sistema de brises verticais.
Criada em grande parte de materiais sustentáveis, como a madeira, a Academia foi concebida com vista a melhorar o seu desempenho energético ao longo do tempo e prestar vários serviços que possam adicionar outras medidas para economizar energia.
O edifício de três andares tem um grande espaço aberto, flexível, que é a entrada para a Academia e o hub principal para os estudantes. Nesta sala há muita transparência e aberturas, quase uma espécie de “galeria” de aprendizagem que conecta visualmente todas as diferentes disciplinas e os vários aspectos da vida escolar com laboratórios, laboratório de economia doméstica, restaurante e área de esportes
Todos os resultados obtidos pela escola são expostos em um único ambiente para criar um sentimento de orgulho coletivo. Salas de aulas flexíveis são organizadas em torno de espaços abertos no interior e estão configurados para se adaptar a uma variedade de métodos de ensino.
A academia também foi organizada para permitir a utilização para além do dia de aula, por toda a comunidade, de modo que não seja apenas mais um novo espaço de recreação e educação, mas também para promover todos os princípios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental na sua base.
Imagens: 01 – 02 – 03 – 04 – 05 – 06 – 07 – 08 – 09 – 10
Cliente : Arbib Foundation (Sponsor), Department for Education and Skills, Langley Academy Trust
Consultores: Buro Happold, Davis Langdon, Buro Happold, Buro Happold, Davis Langdon Schumann Smith, FEDRA, Sandy Brown
https://www.fosterandpartners.com/projects/langley-academy/