Morre Oscar Niemeyer

Image result for guia obras brasíliaMorre aos 104 anos Oscar Niemeyer, no dia 05 de dezembro de 2012, primeiro arquiteto brasileiro distinguido com o Prémio Pritzker, entregue nos Estados Unidos, em 1988. Recebeu também o Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 1996.

Segundo os médicos, Oscar Niemeyer morreu de insuficiência respiratória. Ele estava internado no Hospital Samaritano, localizado em Botafogo, no Rio de Janeiro, desde 2 de novembro, quando foi diagnosticado com desidratação. O mesmo motivo o levara, no início de outubro, a passar duas semanas no mesmo hospital. Neste período, ele teve duas hemorragias digestivas e apresentou quadro de insuficiência renal, motivo que o levou a fazer hemodiálise. Ele completaria 105 anos no dia 15 de dezemb de 2012.

O sucesso de Niemeyer está em sua ligação com o movimento moderno brasileiro, e pela construção de Brasília. “Sua carreira coincide com a modernização do Brasil. Ele foi um gênio no momento que a arquitetura queria se reinventar radicalmente”, diz Frederico Flósculo, professor de Arquitetura da Universidade de Brasília (UnB). Ao mesmo tempo, na definição de Flósculo, “suas obras têm a mesma marca, uma força plástica e de expressão que ignora as necessidades dos demais seres vivos”. A ventilação ruim e a iluminação insuficiente são os problemas mais apontados. “O Museu Nacional em Brasília, por exemplo, é um pavor climático. É um prédio totalmente fechado e uma praça toda cimentada com cerca de seis hectares. Nos dias de hoje, isso chega ao limite da ignorância em relação ao clima e ao conforto.”

Image result for guia obras brasília

Oscar Niemeyer foi um dos primeiros arquitetos no mundo a utilizar a técnica emergente do concreto armado para criar formas ousadas, sinuosas e inovadoras, que inspiraram todos os atuais arquitetos famosos mundiais.

Entre seus projetos, há templos católicos e evangélicos, mesquitas, cassino, universidades, terminal rodoviário, museus, estádio de rodeios, monumentos diversos feitos por encomenda de políticos tão distintos ideologicamente quanto Getúlio Vargas (Ministério da Educação e Saúde, em 1936), Juscelino Kubitschek (Conjunto da Pampulha e Brasília) e Leonel Brizola (as escolas batizadas de Cieps e o Sambódromo do Rio de Janeiro).

O arquiteto carioca, nascido em 15 de dezembro de 1907, entrou no curso de arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, em 1929. A marca pessoal de seus projetos começou a ganhar formar em seu primeiro trabalho, na sede do Ministério de Educação e Saúde no Rio em 1936, em parceria com o arquiteto franco-suíço Le Corbusier (1887-1965). O convite foi feito por Lúcio Costa (1902-1998), um dos maiores arquitetos brasileiros da época e com quem Niemeyer trabalhou durante sua formação acadêmica. A chegada de Corbusier ao Brasil transformou a forma com que Niemeyer enxergava a Arquitetura. O francês trouxe sua experiência na utilização das possibilidades plásticas do concreto e a simplicidade do desenho, que brasileiro utilizou até o fim da vida.

(Fonte: Site Revista Veja – http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/morre-oscar-niemeyer-o-maior-nome-da-arquitetura-nacional)

Image result for niemeyer houses

Tributo a Oscar Niemeyer por Norman Foster

“ Fiquei profundamente triste ao saber da morte de Oscar Niemeyer. Ele foi uma inspiração para mim – e para uma geração de arquitetos. Poucas pessoas têm a oportunidade de conhecer seus heróis e eu sou grato por ter tido a oportunidade de passar um tempo com ele no Rio no ano passado.

Invertendo o famoso discurso de que “a forma segue a função”, Niemeyer demonstrou que quando uma forma cria beleza torna-se funcional e, portanto, fundamental na arquitetura.

Diz-se que quando o cosmonauta russo pioneiro, Yuri Gagarin visitou Brasília, ele comparou a experiência a aterrissagem em um planeta diferente. Muitas pessoas vendo a cidade de Niemeyer pela primeira vez devem ter sentido o mesmo. Foi ousado, escultural, colorida e livre – e como nada que tinha visitado antes. Poucos arquitetos da história recente tem sido capaz de convocar tal vocabulário vibrante e estruturá-lo em uma linguagem tão brilhantemente comunicativa e tectonicamente sedutora.

Image result for niemeyer houses

A catedral de Brasília, por exemplo, foi um projeto bem resolvido tanto pelo seu dinamismo formal quanto pela seu sistema estrutural econômico, que se combinam para gerar uma sensação de leveza, e as vedações parecem se dissolver totalmente em vidro. E qual arquiteto pode resistir a tentar descobrir como as colunas de concreto do Palácio da Alvorada são capazes de tocar o solo de forma tão leve. Brasília não é simplesmente projetada, é coreografada, cada uma de suas peças fluidamente compostas parece estar, como uma bailarina, em seus pontos congelados em um momento de equilíbrio absoluto. Mas o que eu mais gosto em seu trabalho é que mesmo os edifícios particulares possuem sempre uma dimensão pública.

Como um estudante no início de 1960, eu olhava para o trabalho de Niemeyer como um estimulo; debruçado sobre os desenhos de cada novo projeto. Cinqüenta anos mais tarde, seu trabalho ainda tem o poder de surpreender-nos. Sua Museu de Arte Contemporânea em Niterói é exemplar neste sentido. Que está em seu promontório rochoso como uma forma de uma planta exótica. É como se – em sua mente – ele tivesse quebrado uma caixa nas rochas abaixo, e desafiou-nos a ver a arte e a natureza como iguais. Eu andei pelas rampas do Museu. Eles são quase como uma dança no espaço, convidando-o a ver a construção de muitos pontos de vista diferentes antes de realmente entrar. Achei absolutamente mágico.

Image result for niemeyer houses

Durante o nosso encontro no ano passado, falou longamente sobre o seu trabalho – e ele ofereceu algumas lições valiosas para o meu. Parece absurdo descrever uma pessoa de 104 anos como jovem, mas sua energia e criatividade foram uma inspiração. Fui tocado pelo seu calor e sua grande paixão pela vida e pela descoberta científica – ele queria saber sobre o cosmos e do mundo em que vivemos. Em suas palavras: “Estamos a bordo de um navio fantástico!”

Ele me disse que a arquitetura é importante, mas que a vida é mais importante. E ainda, no final, sua arquitetura é o seu legado final. Como o próprio homem, que é eternamente jovem – ele nos deixa com uma fonte de prazer e inspiração para muitas gerações vindouras.”

Norman Foster – dez 2012

(fonte: http://www.fosterandpartners.com/News/484/Default.aspx)

Image result for niemeyer houses

Brasília

“Os traços de Oscar Niemeyer desenharam retas e curvas no cenário fabuloso do cerrado brasileiro. A riqueza de suas obras pode ser vista e apreciada em vários pontos de Brasí- lia. É arte aberta, democraticamente exposta a todos.

Cidade-arte, Brasília comporta o maior número de obras de nosso mais expressivo arquiteto. Emanam encantamento prédios como os do Congresso Nacional, com suas cúpulas arredondadas e a verticalidade de seus dois prédios cen- trais, num equilíbrio raro e elegante. A Casa do Povo é, sem dúvida, um dos pontos altos da arquitetura de Niemeyer.

No cinquentenário da inauguração de Brasília, a Câmara dos Deputados celebra o autor dos traços que ajudaram a transformar a realidade do Brasil. A obra de Niemeyer criou novos parâmetros. Sua escala monumental é símbolo de um povo ousado, criativo.

O Guia de obras de Oscar Niemeyer permite conduzir, pela cidade, o olhar de quem admira sua arquitetura. O Instituto dos Arquitetos do Brasil e a Câmara dos Deputados fazem, assim, grande homenagem ao publicar este Guia: reconhe- cimento e agradecimento ao maior arquiteto brasileiro de todos os tempos.”

Michel Temer – Presidente da Câmara dos Deputados

“Oscar Niemeyer’ traces drew straight lines and curves in fabulous scenery of the Brazilian savannah. His remark-able work can be viewed and valued from various points of Brasília. It is open art, exposed to all democratically.

City-art, Brasilia contains the largest number of works of our most significant architect. Buildings such as the National Congress, with its rounded domes and the verticality of its two central buildings, in a rare and elegant balance, emanate enchantment. Casa do Povo (House of the People) is one of the highlights of Niemeyer’s architecture, with no doubt.

Image result for niemeyer

At 50th anniversary of Brasilia inauguration, the Chamber of Deputies praises the author of the traits that helped trans- form the reality of Brazil. Niemeyer’s work generated new parameters. His monumental scale is symbol of a confident and creative people.

The Guide of works by Oscar Niemeyer leads around town the eye of an admirer of his architecture. The Brazilian Ar- chitects Institute and the Chamber of Deputies pay a great homage by publishing this Guide: recognition and acknowl- edgments to the greatest Brazilian architect of all time.”

Michel Temer – President of the Chamber of Deputies

Projetos de Oscar Niemeyer em Brasília

C22 – Casa de Oscar Niemeyer (1960-1961) Oscar Niemeyer’s home – Casa de Oscar Niemeyer

C23 – Museu Vivo da Memória Candanga – Antigo Hospital Juscelino – Kubitschek de Oliveira (1957) – Living Museum of Candanga Memory – Former Juscelino Ku- bitschek de Oliveira Hospital – Museo Vivo de la Memoria Candanga – Antíguo Hospital Jusce- lino Kubitschek de Oliveira

C24 – Palácio da Alvorada (1956-1957) Alvorada Palace – Palacio de la Alvorada

C25 – Capela do Palácio da Alvorada (1956-1958) Alvorada Palace Chapel – Capilla del Palacio de la Alvorada

C26 – Brasília Palace Hotel (1957) Brasília Palace Hotel – Brasília Palace Hote

C27 – Superquadra Sul 107 e Superquadra Sul 108 (1958-1959) Superquadra South 107 and Superquadra South 108 – Superquadra Sur107 y Superquadra Sur 108

C28 – Igreja Nossa Senhora de Fátima (1957-1958) Our Lady of Fátima Church – Iglesia Nuestra Señora de Fátima

C29 – Cine Brasília (1960) Brasília Cinema Cine Brasília

C30 – Residências Geminadas (1957-1958) Row houses – Residencias Geminadas

C31 – Hospital de Base do Distrito Federal (1960) Federal District Base Hospital – Hospital de Base del Distrito Federal

D32 – Pavilhões de Serviços Gerais, SGs (1962) General Services Pavilion – Pabellones de Servicios Generales

D33 – Centro de Planejamento Oscar Niemeyer, CEPLAN (1962) CEPLAN, Oscar Niemeyer Planning Center – CEPLAN, Centro de Planeación Oscar Niemeyer

D34 – Instituto Central de Ciências, ICC (1963) Central Sciences Institute, ICC – Instituto Central de Ciencias, ICC D35 – Protótipo Habitacional (1962)

D35 – Housing Prototype – Protótipo de Vivienda

D36 – Fundação Educacional do Distrito Federal – antigo Instituto de Teologia Católica (1963) – Federal District Educational Foundation – former Catholic Theology Institute – Fundación Educativa del Distrito Federal – antiguo Instituto de Teología Católica

E37 – Quartel General do Exército (1967-1969) General Army Quarter – Cuartel General del Ejército

E38 – Casa da Manchete (1974-1979) Manchete House – Casa de la Manchete

E39 – Edifício Niemeyer (1974-1978) Niemeyer Building – Edificio Niemeyer

E40 – Palácio do Desenvolvimento (1960) Development Palace – Palacio del Desarrollo

E41 – Sede do DENASA (1972) DENASA Headquarters Sede del DENASA

E42 – Edifícios Ministro Sérgio Motta e Deputado Luís Eduardo Magalhães – antiga sede da Telebrás, Embratel e Anatel (1973-1974)

Minister Sérgio Motta and congressman Luís Eduardo Magalhães Buildings – former Telebrás, Embratel and Anatel Headquarters Edificios Ministro Sérgio Motta y Diputado Luís Eduardo Magal- hães – antígua sede da Telebrás, Embratel y Anatel

E43 – Associação da Cultura Franco-Brasileira French-Brazilian Cultural Association Asociación de la Cultura Franco-Brasileña

E44 – Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (1998-2000) Federal Council of the Brazilian Bar Association – Consejo Federal del Orden de los Abogados de Brasil

E45 – Procuradoria Geral da República (1995-2002) General Prosecutor’s Office – Procuraduría General de la República

E46 – Sede do Superior Tribunal de Justiça (1993) Higher Court of Justice Headquarters – Sede de la Corte Superior de Justicia

E47 – Ponte Costa e Silva (1967) Costa e Silva Bridge Puente Costa e Silva

E48 – Igreja Ortodoxa São Jorge (1996) Saint George Orthodox Church Iglesia Ortodoxa San Jorge

E49 – Centro Cultural Banco do Brasil – antigo Centro de Treinamento do Banco do Brasil (1996) – Bank of Brazil Cultural Center – former Bank of Brazil Training Center – Centro Cultural Banco de Brasil – antiguo Centro de Formación do Banco de Brasil

E50 – Capela Dom Bosco (2004) Dom Bosco Chapel – Capilla Dom Bosco

(fonte: Guia de obras de Oscar Niemeyer : Brasília 50 anos. – Brasília : Instituto dos Arquitetos do Brasil : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2010.)