2000

Portfolio Completo PDF

RUA FREI CANECA

 


 

RUA FREI CANECA

São Paulo - SP - 2010

cliente: Prefeitura de São Paulo

área construída: 132.000 m²

 


 


UMA PROPOSTA PELA DIFERENÇA

O contexto da arquitetura urbana paulista, vernacular ou acadêmica, aponta por uma busca da tradução de uma cultura baseada no trabalho e na construção, esta com o sentido de estudo e empreendimento.

Dessa forma, a Escola Paulista constrói e desconstrói a linha e os ângulo retos, elevando ao máximo a elaboração intelectual em busca da razão, e sua tradicional representação ortogonal. Os grandes marcos arquitetônicos paulistas representam essa linha de pensamento. A skyline da cidade, de certa forma, traduz essa condição de sobreposição da razão humana sobre a natureza.

A tradição estabelecida como regra, naturalmente aponta exceções. Elementos curvos despontam e marcam diferença em vários pontos da cidade, fazendo que a exceção justifique a regra.

A ideia é promover o convívio do elemento diferenciado, representado pelo arco, no contexto tradicionalmente aceito. Dessa forma, procuramos dar máxima identidade ao projeto urbano, trabalhando elementos diferenciados, sem entretanto desarmonizar com o entorno da cidade.

A proposta apresentada busca criar contraste com o entorno, introduzindo o elemento do arco em diversos pontos do projeto urbano trabalhado.

A BUSCA PELA IDENTIDADE

A Rua Frei Caneca busca identidade, para que possa ser conhecida e reconhecida, dentro da malha urbana paulista. Não se trata apenas de elementos que chamem a atenção e indiquem a presença da rua e sua história, mas também de elementos que harmonizem a rua como um todo, da Av. Paulista até a Rua Avanhandava, já na descida da escadaria.

Ao longo de toda a rua foi diagnosticado o estacionamento de carros. O projeto responde a essa demanda criando baias ao longo da rua. Essas baias, ora organizam o estacionamento, ora alargam o passeio, criando espaços de contemplação e descanso, além de aumentar a caixa da calçada, facilitando o caminhar pela rua.

Também ficou claro, que a rua apresenta arborização esparsa, que apesar de trazer o verde para o convívio urbano, eventualmente impede a passagem da luz. A proposta do projeto é a de realização de poda seletiva, somada a elaboração de paisagismo baseado em flores de diversas espécies, que permitam uma forração colorida, que acontecerá em jardineiras construídas nos espaços ampliados das calçadas.

Para o cobrimento da maior parte das calçadas, optou-se por um piso intertravado de concreto nas cores preta e cinza clara. O intertravado é uma releitura das tradicionais calçadas de São Paulo, de autoria de Mirthes dos Santos, que em sua racionalidade de traço e de montagem conquistaram a população.

O diferencial ficará por conta da grande permeabilidade de solo, conseguida pelo piso intertravado, que facilitará o escoamento das águas da chuva.

O início da rua, em seu encontro com a Av. Paulista, exigiu a criação de um elemento marcante que identificasse a rua entre as diversas outras, muitas mais conhecidas, que fazem esquina com a Avenida símbolo das grandes empresas do Brasil.

O arco então aparece em uma sequência de pórticos metálicos no acesso da rua, estabelecendo o foco na entrada da Frei Caneca. Esses pórticos são tensionados por uma sequência de cabos, e ainda proporcionam uma cobertura verde para quem atravessa ou aguarda a travessia.

Além do início da rua na Av. Paulista, foram identificados como pontos notáveis da Rua Frei Caneca os seguintes locais:

O cruzamento com a Rua Peixoto Gomide, área de especial movimento urbano, e cruzamento de grande movimento. Para essa área foi desenvolvido um projeto que funciona como marco urbano e cria uma referência com os arcos instalados na Av. Paulista. Um segundo ponto é o cruzamento em forma de “S” formado pelo grande fluxo de veículos que vem pela Rua Penaforte Mendes, pega um pequeno trecho da Rua Frei Caneca e se desloca para a Rua D. Antônia Queirós. Esse cruzamento cria um fluxo atípico de veículos na Rua Frei Caneca. Para esse espaço, a proposta é o elevamento do piso da caixa da rua, que somado a sinalização horizontal e a mudança de material da faixa de rodagem, alertará ao motorista para que diminua a velocidade nessa passagem.

O terceiro ponto notável é a grande escadaria em “Y” existente no final da rua. Essa escadaria desce ladeando uma praça em declive, e faz a ligação com a Rua Avanhandava. Para esse espaço foi pensado, aproveitando a declividade do terreno, e com o mínimo de movimento de terra, um grande anfiteatro. Algumas árvores deverão ser relocadas, mas o anfiteatro permitirá o encontro e a troca, criando um espaço inexistente na rua. Por outro lado, a cobertura da área de apresentações, desenvolvida em arcos e lona tensionada, traz a nova identidade da Rua Frei Caneca até a sua parte baixa, junto a Rua Avanhandava. Mantém-se dessa forma, a mesma identidade visual, da Av. Paulista até a Avanhandava, criando-se a ligação pela Rua Frei Caneca.

Entre esse pontos notáveis, foram identificados três trechos característicos da rua. O primeiro, mas próximo da Av. Paulista, ganha um pouco de suas características, mas também devolve e mostra a sua identidade. O segundo trecho, é a parte mediana da rua, que está sob influência do Shopping Frei Caneca. Nesse espaço a identidade da rua e seu mobiliário são reforçados, devido ao grande fluxo de pedestres. Finalmente o terceiro trecho, mostra uma Frei Caneca mais residencial e de menor movimento. Esse trecho que termina na escadaria, teve suas boas características preservadas e relacionadas com a nova identidade visual.

O mobiliário Urbano foi pensado de modo a reforçar essa identidade. O elemento arco é uma constante, aparecendo nos bancos de contemplação, nos postes de iluminação, na sinalização vertical, nos pontos de táxi e de ônibus, e nas lixeiras.

Mesmo nas situações mais críticas, foi pensado o acesso de PNEs, tanto no seu deslocamento ao longo dos passeios da via, como nas travessias e no acesso ao anfiteatro.

A proposta apresentada objetiva criar uma rua diferente. Diferente do seu entorno, mas ao mesmo tempo em franca harmonia e tranquila convivência.

 

 

 

 

 

Equipe:
Marco Milazzo
Marcello Santiago

 

Urbanização da Rua Frei Caneca Urbanização da Rua Frei Caneca Urbanização da Rua Frei Caneca Urbanização da Rua Frei Caneca Urbanização da Rua Frei Caneca Urbanização da Rua Frei Caneca

 

www.000webhost.com