2000

Portfolio Completo PDF

RESIDENCIA AREAL DA COSTA

 


 

RESIDENCIA AREAL DA COSTA

Rio de Janeiro - RJ - 2003

cliente: Carlos Eduardo Areal da Costa

área construída: 280 m²

 


 

A escala do peculiar e do pessoal neste projeto de uma residência para dois jovens recém casados é sentida na idealização de cada detalhe. Falamos portanto, de uma esfera particular. Da concretização de idéias e anseios pessoais. Para nós, a produção de uma residência, configura-se como um dos programas mas desafiadores, já que lidamos com o que é essencialmente pessoal. A arquitetura que propomos para nossos clientes neste caso, não realiza sonhos, mas deles se faz existir...

A análise das necessidades de nossos clientes foram formadoras dos espaços construídos. Neste caso poderíamos ter um aproveitamento de 50% do terreno, conforme legislação. Optamos então, por uma edificação com dois pavimentos, que ao mesmo tempo separasse a área íntima das demais. Este edifício é implantado de maneira que possa se adaptar ao terreno e proteger a área de lazer da residência, respeitando os afastamentos que neste caso, orienta a locação de futuros vizinhos.

A insolação foi tratada com a utilização de brises de madeira na fachada principal (Oeste), voltada para a rua. A área de lazer pega sol, quase que o dia todo. Já os quartos foram locados para receber o sol da manhã. As janelas dos quartos, possuem proteção a insolação formada por um sistema de venezianas em trilhos que permite sua utilização também como brises. A estrutura principal da casa é composta por vigas, vidro e pilares metálicos além de uma grande parede de pedra auto-portante, que amarra a estrutura em aço. Parte dos fechamentos são em concreto aparente, como a parede que divide a sala. A ventilação cruzada também foi explorada neste projeto. Shads foram propostos para os quartos e sala. A área de serviço está voltada para sudoeste e conecta-se com a área de lazer através de uma passagem lateral.

O pé direito da sala, com mezanino em estrutura metálica, configura-se como uma área de ampla relação espacial com as demais da residência. Cheios, vazios e sombras permitem a legibilidade e o acolhimento dos espaços por quem os vive. Texturas também são uma das temáticas de nossa proposta. Entendemos que uma arquitetura composta por elementos que privilegiam os “sentidos” poderá se configurar mais próxima dos usuários neste projeto.

 

 

 

 

 

Equipe:

Marco Milazzo
Ana Paula Polizzo
Gustavo Martins

 

Residência em Jacarepaguá Residência em Jacarepaguá Residência em Jacarepaguá Residência em Jacarepaguá Residência em Jacarepaguá Residência em Jacarepaguá Residência em Jacarepaguá Residência em Jacarepaguá

 

www.000webhost.com