2000

Portfolio Completo PDF

MIS PRO

 


 

MIS PRO

Rio de Janeiro - RJ - 2014

cliente: Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro

área construída: 3.121,00 m²

 


 

“ Na manhã que nascia encontrei O que na noite tardia desejei... “ A canção que chegou - Cartola / Nuno Veloso

Construímos a identidade do nosso projeto a partir da visão complementar e ao mesmo tempo diferencial que o MIS Pro deverá desempenhar junto ao MIS em Copacabana.

Entendemos que os papeis são diferentes, mas os valores devem ser os mesmos, seguindo a dicotomia:

MIS - MIS PRO
COPACABANA - LAPA
ZONA SUL - CENTRO
TURISMO - CULTURA
IMAGEM - SOM
EXTERIOR - INTERIOR
EXPLOSÃO - IMPLOSÃO
POPULAR - ERUDITO
PÚBLICO - PROFISSIONAL
EXPOSIÇÃO - PRESERVAÇÃO


As características do local de implantação do projeto naturalmente foram o guia para fortalecer esse conceito: inserido em uma área de importância histórica do Rio de Janeiro, cercada por polos da cultura artística e musical da cidade.

O principal vetor da intervenção foi de atender as demandas programáticas, setorizando claramente cada pavimento, criando fluxos diretos sem interferências, e valorizando os ambientes internos.

O MIS se caracteriza pela expressiva volumetria externa e pela valorização da vista de Copacabana. O MIS Pro se caracteriza pela valorização dos detalhes arquitetônicos, pelos materiais, pelas vistas internas, pela iluminação, pelos cheios e vazios, pelos ambientes acolhedores, pela preservação dos vestígios da história do prédio.

Primeiro Ato – A conservação

O prédio principal teve sua fachada, telhados e prismas preservados. Abrimos os prismas em alguns pontos onde atualmente se encontram fechados, permitindo melhor iluminação natural até o pavimento térreo.
Os prismas são protegidos por brises lateralmente e na cobertura, impedindo a insolação direta nas janelas. Para aumentar a iluminação direta, propomos a pintura dos prismas internamente na cor branca.

A área de acesso e recepção foi projetada linearmente ao longo de toda a edificação principal, sem obstáculos, se prolongando até o fim do terreno onde foi projetada a área de exposições.
Estes espaços se conectam, podendo se fundir, permitindo exposições maiores ou menores.

Um mezanino foi colocado lateralmente, para ser utilizado pelo café e loja. Esta lateral também é o local de funções e circulações de serviço e acervo.
O pavimento térreo e mezanino podem ser acessados pelo público. Os funcionários do MIS possuem um acesso por escada, ou podem usar o elevador, ambos com controle eletrônico. Os demais pavimentos do prédio principal são totalmente exclusivos para os funcionários do MIS.

A circulação lateral também com acesso independente, permite a movimentação e controle dos acervos, até o monta-carga, que os leva até os controles de acesso dos dois pavimentos da reserva técnica.

Segundo Ato – A novidade

“ Toda tristeza que havia Agora expulsei Com a canção que chegou... “ A canção que chegou - Cartola / Nuno Veloso

Para a total implantação do programa de necessidades foi necessário criar uma nova edificação no local da antiga escola de música, utilizando o limite da ATE e do gabarito permitidos. Rebaixamos o nível do terreno, equalizando com o nível da edificação principal, permitindo um melhor aproveitamento da altura e eliminando as barreiras de acessibilidade.
No primeiro pavimento estão as áreas públicas: exposição, auditório, biblioteca.
No segundo pavimento salas de aula, residência dos artistas e área de pesquisa.
Os dois andares superiores abrigam os acervos, e ocupam quase 100% do terreno, apenas com um recuo lateral para entrada de iluminação e ventilação natural para os dois primeiros pavimentos. Este recuo foi posicionado na posição sudeste do terreno, alinhado com as edificações vizinhas, aproveitando a área mais aberta no meio da quadra. Os outros limites do terreno são sufocados pelas edificações mais altas coladas na divisa.

Terceiro Ato – O Som define a Imagem Para criar uma unidade conceitual e visual com o MIS de Copacabana, criamos painéis nas paredes da recepção do pavimento térreo, alinhados com os prismas de iluminação, intercalados com grandes planos de parede que terão seus tijolos aparentes, mostrando a história do prédio.
Os painéis serão construídos de chapas metálicas furadas, pintadas de branco, com lã de rocha internamente. Servindo de refletores de luz e absorventes sonoros. Ajudando na iluminação natural e na diminuição da reverberação do ambiente.
Suas formas foram resultado da distorção causada pela aplicação do desenho das ondas sonoras da música “A canção que chegou”, do músico Cartola e Nuno Veloso, de 1977, sobre o desenho de placas planas subdivididas em triângulos. Com isto a deformação resultante segue desenhos semelhantes às fachadas do MIS de Copacabana, e os furos para absorver o som se assemelham aos cobogós de tubos das fachadas. A musica foi escolhida por tratar da inspiração.

Quarto Ato – A Segunda Fachada

Como o novo MIS Pro poderia passar uma mensagem externa da sua revitalização, já que está limitado pelas leis de preservação do corredor cultural ? Estas mesmas leis acabam beneficiando o prédio do MIS, já que as edificações vizinhas também estão limitadas, e principalmente nos terrenos da esquina da Rua Visconde de Maranguape com a Travessa do Mosqueira não podem ultrapassar a altura de 14 metros.
O prédio do MIS Pro ganha uma segunda fachada, que é mais visível do que a fachada principal, já que está de frente para os arcos da lapa. Esta empena deve ser cuidada e tratada como um grande painel, onde a marca do MIS Pro será inserida.

“ E confiante despeço-me Todo feliz a cantar Agradecido ao bom Senhor Por me ajudar... “ A canção que chegou - Cartola / Nuno Veloso

 

 

 

 

 

Equipe:
Marco Milazzo
Gustavo Rosadas
Jessica Fires
Nathália Perini

 

MIS Pro Lapa MIS Pro Lapa MIS Pro Lapa MIS Pro Lapa MIS Pro Lapa - Galeria de Arte MIS Pro Lapa MIS Pro Lapa MIS Pro Lapa MIS Pro Lapa MIS Pro Lapa MIS Pro Lapa - Sala de Reuniões MIS Pro Lapa - Administração MIS Pro - Administração MIS Pro - Administração MIS Pro - Vista Externa MIS Pro Lapa Administração MIS Pro Lapa MIS Pro Lapa

 

www.000webhost.com