2000

Portfolio Completo PDF

HABITAV

 


 

HABITAV

Rio de Janeiro - RJ - 2015

cliente: BimBom

área construída: variável m²

 


 

Como inovar e ao mesmo tempo ser racional ?
Como industrializar e ao mesmo tempo diversificar ?
Como ser adaptável e ao mesmo tempo único ?
A busca pelas respostas foi a motivação que resultou na nossa proposta.
E os sistemas construtivos foram um forte determinador das decisões.
Criamos dois módulos que podem ser industrializados e através da combinação entre eles surgem diferentes resultados de projeto.
Cada módulo possui 4,5m x 4,5m, assim determinado para conseguir atender as necessidades de diferentes combinações de projeto, e ser racionalmente eficiente em instalações e estrutura. A composição máxima pode construir uma unidade de 9m x 9m com dois pavimentos e 162m2.

Modulo acesso

Este módulo é o inicio, onde fica o acesso principal da habitação, onde ficam as áreas molhadas e a rede principal de instalações prediais. Também neste módulo pode ser construida a escada de acesso ao segundo pavimento. Uma parede com acesso externo permite a ampliação, mudança e manutenção das instalações de água e esgoto, criando um shaft que pode ser estendido ao segundo pavimento.
A estrutura deste módulo possui um reforço para suportar a caixa dágua na cobertura e a escada.

Modulo ampliação

Este módulo faz a ampliação da construção. É um módulo seco, sem instalações hidráulicas.
A composição dos dois módulos pode criar uma diversidade de projetos, de acordo com as necessidades de cada cliente, com 1 a 8 módulos e com 1 ou dois pavimentos.

Adaptável

Pensamos no módulo inicial como uma célula que pode funcionar sozinha, conjugada, ou crescendo com o tempo. A célula unitária pode funcionar como estabelecimento comercial, dando condições financeiras ao morador de ampliar a casa.
A segunda célula pode crescer para cima, criando um sobrado com térreo comercial e segundo pavimento habitável, tradicional tipologia brasileira. A conjugação dos módulos pode criar diferentes espaços com diferentes usos, possibilitando inclusive uma habitação independente no pavimento térreo e outra no segundo pavimento.

 

 

 

 

 

Equipe:
Marco Milazzo

 

Modulo Habitacional Modulo Habitacional Modulo Habitacional Modulo Habitacional Modulo Habitacional Modulo Habitacional Modulo Habitacional Modulo Habitacional

 

www.000webhost.com