2000

Portfolio Completo PDF

GRUPO CORPO

 


 

GRUPO CORPO

Belo Horizonte - MG - 2001

cliente: Usiminas

área construída: 12.320 m²

 


 

A proposta para o Centro de Arte Corpo une função e arte, une a funcionalidade do corpo humano com a arte da dança do Grupo Corpo. Apesar da complexidade das inúmeras ligações internas, o corpo humano tem aparência compacta e linear expressa em um volume único.

A proposta da nova Sede do Grupo Corpo também possui uma grande complexidade das ligações internas, e para organiza-las foi feita uma compactação volumétrica que permitiu a maior funcionalidade do edifício. Seguindo a forma linear do terreno, propusemos uma organização linear das funções concentradas em um grande e único volume, um único "corpo", gerando densidade, criando proximidades, conexões e relações. O volume único e homogêneo com comprimento de aproximadamente 250 metros organiza e expressa esta compactação representando o minimalismo que marca a dança do Grupo Corpo.

Neste minimalismo, inserimos a inspiração da arte, com ritmo e movimento provenientes da dança através do uso de uma malha formada pelas colunas vertebrais dos bailarinos do Grupo Corpo representados em uma fotografia de uma de suas apresentações. Esta fotografia (tirada por José Luiz Pederneiras e publicada no livro Grupo Corpo Companhia de Dança), além de expressar a poesia e o dinamismo da dança do Grupo Corpo, possui uma grande temporalidade: é uma montagem linear de várias cenas dos mesmos bailarinos. Esta montagem sugere uma linearidade gráfica, a linearidade do tempo e uma homogeneidade gerada pelo movimento. Desta foto representamos uma seqüência de curvas, criando um desenho de movimento, uma interpretação gráfica da dança do Corpo, que sobrepomos à simplicidade do volume único, da compactação do corpo.

Estas linhas, que agora fazem parte do edifício, definem assim, espaços internos e externos, gráficas no exterior e a aparência do edifício através do cruzamento das linhas com o seu volume próprio.As curvas proporcionam ritmo ao volume, cortam o edifício em intervalos musicais, em ritmo livre, fazendo com que as fachadas virem uma cenografia, uma arte própria.

 

 

 

 

 

Equipe:
Marco Milazzo
André Lompreta
Gustavo Martins
Thorsten Nolte
Ana Paula Polizzo

 

Centro Cultural Sede Grupo Corpo Centro Cultural Sede Grupo Corpo Centro Cultural Sede Grupo Corpo Centro Cultural Sede Grupo Corpo Centro Cultural Sede Grupo Corpo Centro Cultural Sede Grupo Corpo Centro Cultural Sede Grupo Corpo Centro Cultural Sede Grupo Corpo

 

www.000webhost.com