2000

Portfolio Completo PDF

ESCOLA CRECHE E BIBLIOTECA DE CAMPINHO

 


 

ESCOLA CRECHE E BIBLIOTECA DE CAMPINHO

Rio de Janeiro - RJ - 2009

cliente: CHL / RioUrbe

área construída: 14.500 m²

 


 

O Forte de Campinho tem suas origens no século XVIII, de acordo com levantamento histórico e iconográfico realizado por Carlos Rosa de Azevedo (historiador e pesquisador do SEDREPAHC), e ainda hoje guarda seus elementos históricos construidos para abrigar os diversos usos que por ali passaram: fortificação, laboratório pirotécnico e instalações do Exército.

Desde 2005, este complexo pertence à iniciativa privada que, através de um Termo de Obrigação, irá restaurar e adaptar as edificações históricas para usos definidos pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro: escola, creche e biblioteca.

Conceitos

1. Educação patrimonial

A partir dos usos definidos pela municipalidade, decidimos adotar como premissa conceitual de nossa intervenção a preocupação em viabilizar, através da arquitetura, educação patrimonial aos usuários deste complexo. Permitir que, a partir da observação dos elementos arquitetônicos do conjunto, entenda-se os processos construtivos, a materialidade, espacialidade, escala, e mais do que tudo, surta a curiosidade sobre o passado e sua relação com o presente.

Desta forma, os prédios históricos serão restaurados de forma exemplar.

Todos os pisos externos serão prospectados para, confirmado a existência dos antigos revestimentos, restaurá-los.

2. Conexão

Os novos usos e sua dinâmica requerem uma intervenção que propicie o deslocamento protegido dos usuários entre as edificações do conjunto. Uma grande cobertura metálica, contínua, será o elemento contemporâneo responsável por esta interligação. Desta forma, consolidaremos a idéia de conjunto arquitetônico e, através deste novo elemento, a criação e delimitação de áreas de lazer, novos percursos, pequenos e grandes pátios propiciando uma rica variedade de espaços e diálogos entre os diversos tempos consruídos neste conjunto.

A cobertura também fará a vez de um completo utilitário urbano, trazendo para si a iluminação dos espaços, brinquedos acoplados em sua estrutura, fechamentos para proteção de áreas sensíveis, bancos, entre outros equipamentos.

A atual ruína, localizada na parte inferior do terreno, será consolidada e mantida como tal, abrigando a extensão da biblioteca como área de convivência e leitura. Neste sentido, deverão ser realizadas prospecções de arqueologia histórica deixando sua estrutura aparente como forma de entendimento de sua metodologia construtiva.

O prédio defronte a ruína abrigará a biblioteca municipal, voltada exclusivamente para os alunos (escola e creche) e seus pais do Centro de Educação e Cultura. Desta forma, garantimos a exclusividade de todo o conjunto para os usuários da escola e creche, sem necesitar isolar os espaços em função da frequência de pessoas estranhas aos programas de uso.

Esta edificação será adaptada interna e externamente para abrigar a biblioteca, mantendo sua volumetria externa e continuidade arquitetônica com os prédios laterais.

O Projeto do Complexo em Campinho teve Rodrigo Azevedo / AAA como Responsável pelo Contrato.

 

 

 

 

 

Equipe:
Marco Milazzo
Rodrigo Azevedo / AAA
Ubirajara Mello
Ana Paula Polizzo
Gustavo Martins

 

Escola Campinho Escola Campinho Escola Campinho Escola Campinho Escola Campinho Escola Campinho Escola Campinho Escola Campinho Escola Campinho Escola Campinho

 

www.000webhost.com